sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Sequencia Natural da Vida

Chegamos ao grande momento . Depois de longos 9 meses é chegada a hora. Nasce mais um ser humano, e a vida começa fora do útero. É hora de começar a aprender a se virar. O começo é um breve chorinho. Que mundo é este? Onde estou? Tantas pessoas a minha volta. Quem são? Onde estão meus pais? Ahhhh agora vejo... minha mãe deve ser esta, que me acolhe com ternura. E meu pai? ahhh este aí ...branco que nem cera cheio de lagrimas nos olhos. Acho que sou muito amado... Me sinto seguro no colo de mamãe. Ela é linda!
Os anos se passam :
1º ano e começo a andar, descubro tantas coisas a minha volta. Já falo algumas palavras
2° ano aprendi a chutar bola. Acho que vou ser goleiro. Papai diz que tenho um chutão!! EPA
.
.
.
e os anos vão se passando. Não vejo a hora de ser adolescente. YES ! ! !

13 anos: Dizem que sou pre-adolescente. Pra que inventar mais esta? Pre adolescente. Adulto tem cada coisa!!!! Mas
enfim, agora vou começar a descobrir o mundo adolescente, o mundo dos jovens.
A adolescencia é a fase entre a infnacia e a idade adulta. Entao entendo que a pre adolcescencia fica entre ser infantil e ser adolsecente. Quantas fases ainda vou passar? As vezes penso como criança, as vezes como adulto. Meu corpo ja esta tomando forma adulta. Meus pais ainda não me deixam sair sozinho mas ja me levam a festas de meus amigos de escola e de rua.
A vida vai passando, aliás correndo, estudo cada vez mais. Vestibular está proximo e ainda não me decidi. Como é dificil amadurecer, tomar decisoes sozinho. Meu futuro está em jogo. Putz ...
17 anos... PASSEI NO VESTIBULAR !!! (nem todos passam, normal!) Mas estudei tanto, eu merecia. Entro na universidade. Fantastico! Muitos colegas, alguns amigos, namorar enfim...
Os anos continuam a correr... Quando me assuto já estou formado
26 anos... Vou esperar mais uns 3 ou 4 anos pra me casar. Quero aproveitar cada minuto de minha vida , cada centavo do meu salário. Suado salario. Eu mereço descanço, ferias e feriados.
Praias, montanhas, resorts, viagens ao exterior.
30 anos...enfim resolvo assumir minha vida de responsabilidade maior. Casei.
Começo a sentir o peso da responsabilidade. Filhos nascem e ja nao sou mais aquele bebê...hj sou pai, sou mãe. Vou ver em meus filhos todas as fases que vivi e ainda viverei em minha vida no cotidiano deles.
40 anos... o peso da idade começa a surgir. Entro na idade dos ENTA... 40, 50, 60, 70, 80, 90...
Será que chego lá? As rugas já dão sinal visivel, começo a me preocupar mais com minha saude fisica e mental.
50 anos... cinquentão ! velhice a vista ! Velhice? que velhice? Hj envelhecemos aos 80. Tem homem de 87 anos engravidando "senhoras", jovens senhoras de 51 com gemeos! É a qualidade de vida. É a conscientização do que é ser saudavel! Hoje, jovens de 50 se comportam como os de 25 se comportavam há alguns anos atrás. Parece um chavão: qualidade de vida... em qualquer lugar, com qualquer pessoa que se converse vem a consequencia do bem e do mal feito: qualidade de vida.

Qualidade de Vida é mais do que ter uma boa saúde física ou mental. É estar de bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em equilíbrio.

Isso pressupõe muitas coisas; hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos seus relacionamentos, balanço entre vida pessoal e profissional, tempo para lazer, saúde espiritual etc.

Ser competente na gestão da própria saúde e estilo de vida deveria fazer parte das prioridades de todos.

Praticar atividade fisica regularmente diminue o risco de se morrer de câncer. Seja qual for a atividade fisica, pratique!



"...Em estudo publicado em 2008 no British Medicine Journal (BMJ), uma das revistas científicas mais conceituadas na área de saúde, pesquisadores estudaram o índice de mortalidade em aproximadamente 8800 homens entre 20 e 80 anos durante um período de duas décadas e constataram que os altos níveis de força muscular estão inversamente associados ao risco de morte causada por todos os tipos de cânceres nos homens...."

Conclusão: Podemos modificar a sequencia natural de nossa vida, escolhendo melhor o modo de viver, melhores companhias e amigos, melhores alimentos, exercicios diarios, a escolha de um trabalho remunerado a nossa altura balanceado com nossa vida pessoal, saude espiritual, a crença em um Deus (seja qual for seu Deus, Ele é único) ...

Sejamos cada vez mais jovens, de corpo e de alma!!!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário