sábado, 16 de abril de 2011

O Pequeno Príncipe


É fato que grande porcentagem da população mundial já leu ou ao menos já ouviu falar no livro "O pequeno príncipe". Levada pela curiosidade em tanto ver pessoas falarem sobre ele, resolvi ler.A princípio, aparentando ser um livro para crianças, tem um grande teor poético e filosófico. É o livro francês mais vendido no mundo, se trata da terceira obra literária (sendo a primeira a Bíblia e a segunda o livro o peregrino) mais traduzida no mundo, tendo sido publicado em 160 línguas ou dialetos. Tirei dele algumas passagens que deixam muito a refletir :

O pequeno principe morava em um pequeno planeta onde se julgava principe por possuir uma rosa e tres pequenos vulcões. Quando chegou a Terra e dainte de um roseiral, refletiu: "Eu me julgava rico por ter uma flor única, e possuo apenas uma rosa comum. Uma rosa e tres vulcoes que não passam do meu joelho, estendo um, talvez, extinto para sempre. Isso não faz de mim um principe muito poderoso..."

"...conheço um planeta onde há um sejeito vermelho, quase roxo. Nunca cheirou uma flor. Nunca olhou uma estrela. Nunca amou ninguém. Nunca fez outra coisa senão contas. E o dia todo repete: eu sou um homem sério! eu sou um homem sério! E isso o faz inchar-se de orgulho. Mas ele não é um homem é um cogumelo!..."

"A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.
- Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma.
Compram tudo já pronto nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos,
os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!"

- Se alguém ama uma flor da qual só exista um exemplar em milhões e milhões de estrelas, isso basta para fazê-lo feliz quando as comtempla. ele pensa "Minha flor está lá, em algum lugar..." Mas se o carneiro come a flor, é, para ele, como se todas as estrelas se repentinamente se apagassem! E isto não tem importância?

" Eis o meu segredo. É muito simples:
só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante"

“Tu julgarás a ti mesmo – respondeu o rei. – É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio.”

“Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei um barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra. Os teus me chamarão para fora da toca, como se fossem música. E depois, olha! Vês, lá longe, os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim não vale nada. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelos dourados. Então será maravilhoso quando tiveres me cativado. O trigo, que é dourado, fará com que eu me lembre de ti. E eu amarei o barulho do vento no trigo...”
“A gente só conhece bem as coisas que cativou..."
A gente corre risco de chorar um pouco quando se deixou cativar...”
Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

“É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas. Dizem que são tão belas.”

"É preciso exigir de cada um, o que ele pode dar. A autoridade repousa sobre a razão."

Bjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário